Eudaimonia

3.6

NOTA DO AUTOR

Eudaimonia (do grego antigo: εὐδαιμονία) é um termo que literalmente significa “o estado de ser habitado por um bom daemon, um bom gênio”, e, em geral, é traduzido como felicidade ou bem-estar.

Esse é um termo curioso pro nome do mais novo lançamento de Luciano Salles, seu primeiro trabalho financiado no Catarse. Até porque, o gibi é tudo, menos feliz. A protagonista, dona Luzcia, é uma dona de boteco mal-humorada que vive reclamando das dores, que estão cada vez piores, agora que o TK3000 não vende mais pra ela da erva que alivia essas dores. O co-protagonista é Piwl-Pa-Col, um sujeito enorme, vestido numa roupa de onça, que não fala muito.

A história começa com o Piwl-Pa-Col preso por uns sujeitos que aparentam estar fugindo de alguma coisa. Ele está no capô do carro, quando eles perdem o controle e ele acaba na porta do bar da dona Luzcia. Eles acabam se juntando para ir atrás do TK3000, para o Piwl-Pa-Col resolver o problema que ele tem com o cara e dona Luzcia pegar um pouco do remédio que deixou de ser fornecido pra ela.

A arte do Luciano é um desbunde. Impecável. Ele até me mostrou na CCXP como fez pra desenhar as manchas da roupa de onça. Extremamente detalhista e meticuloso, o desenho dele lembra o do Rafael Grampá. Talvez o único defeito da edição seja o roteiro. Não que seja ruim, mas definitivamente não está à altura dos desenhos. Muitas vezes, o roteiro de Eudaimonia é confuso, e os diálogos, mesmo intencionalmente confusos, com um português peculiar, não ajudam muito nisso. Ele falou um pouco sobre o processo de criação dele no Pilha Entrevista especial da CCXP 2017.

Apesar disso, gostei muito desse trabalho do Luciano. É uma história diferente. Tem uma mistura legal de máfia, aventura e terror, em alguns pontos. A dona Luzcia é extremamente carismática. Lembra aquela vizinha enfezada que todo mundo tem, mas essa tem uma faca na mão e fala de um jeito engraçado. Esse é o segundo gibi dele que leio, e pra mim é o melhor trabalho dele até agora.

Ficou interessado e não conseguiu o gibi na campanha do Catarse ou na CCXP? No site do Luciano tem esse gibi à venda, os anteriores e artes originais!

 

  

Roteiro: Luciano Salles

Arte: Luciano Salles

Editor: Luciano Salles

Capa: Luciano Salles, com cores de Marcelo Maiolo

Publicação original: novembro de 2017

No Brasil: -

Nota dos editores:  3.7


  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta