Lançamento: Quem Matou Caixeta?

Está em pré-venda no site da Avec Editora a graphic novel Quem Matou o Caixeta?, de Rainer Petter.

Caixeta era um youtuber famoso e polêmico que morreu em circunstâncias misteriosas. O que estaria acontecendo em sua vida pessoal por detrás dos vídeos com milhares de seguidores? Teriam seus haters levado a cabo as ameaças feitas por conta das controversas opiniões de Caixeta? Ou ainda mais: teria mesmo sido um crime?

Uma crítica bastante subliminar mas ao mesmo tempo forte, construída por meio da mescla entre questões dos leitores somadas as impressões pessoais do autor acerca destes temas, Quem Matou o Caixeta? expõe situações sobre preconceito e ódio contra minorias de forma objetiva, fazendo o leitor enxergar além da HQ a forma como suas próprias relações sociais estão sendo construídas.

Montada em camadas, como Rainer comenta, a HQ nasceu como uma espécie de exercício de crítica sobre estes assuntos de forma muito explícita. Usando o processo de postagem em etapas no Facebook, o autor passou a compreender como cada tema era debatido pelas pessoas.

O retorno destas impressões foi se aderindo a ideia original, modificando a forma como a história ia se desenvolvendo através da inserção de assuntos que os próprios leitores levantavam a cada nova postagem. “No início, a história era apenas um exercício de narrativa. Eu fazia algumas imagens, pautava um tema e ia tentando desenvolver uma trama a partir disto. Neste processo a interatividade com o leitor influenciou muito no desenvolver da trama. Estas questões sobre preconceito e ódio contra minorias estavam em alta no contexto em que eu vivia e também na internet, então a trama fluiu para este caminho de forma natural”, relembra Rainer.

O centro da trama que envolve o personagem principal estaria justamente na forma como as pessoas aceitam, compreendem e debatem os temas em que se atentam. A segurança em estar anônimo ressalta as respostas mais francas e quase instintivas em cada um, e isso na maioria das vezes tem sido negativo e cruel, principalmente na internet. Além disso, para a forma como planejou a construção da narrativa para Quem Matou o Caixeta?, Rainer cita a influência do diretor – e também produtor, roteirista e poeta – Alejandro Jodorowski, que com sua estrutura de roteiro pouco linear, causa uma sensação de dúvida e atração pela trama proposta.

A graphic novel tem 96 páginas coloridas, no formato 16×23 cm, com capa cartão. O preço de capa é R$ 39,90, mas está com preço promocional de pré-venda de R$ 29,90.


  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta