Garota-Ranho vol. 1 – Green Hair Don’t Care

4.0

NOTA DO AUTOR

A Cia das Letras, por meio do selo Quadrinhos na Cia, lançou em maio de 2018 o título Garota-Ranho, com roteiros do badaladíssimo Bryan Lee O’Malley (de Scott Pilgrim e Repeteco, lançados pela mesma editora) e desenhos de Leslie Hung.

O gibi conta a história de Lottie Person, uma blogueira de moda que apesar dos milhares de seguidores não tem muitos amigos e a imagem que ela transmite é bem diferente do que acontece na sua vida real. Ela está com dificuldades em se encontrar com as poucas amigas que tem e acabou de sair de um relacionamento. Além disso, sua alergia está completamente fora do controle.

Confesso que quando peguei o gibi na mão achei que seria um parto para terminar de ler. Afinal, não foi feito pra mim. O tanto de gíria e termos descolados atuais que usam é para pegar essa nova geração que nasceu junto com o Instagram, não um leitor de quadrinhos trintão.

Mas eu queria confiar no O’Malley, afinal Scott Pilgrim também não era pra mim e eu adorei a história. No decorrer da leitura, essa impressão de que eu estava com o gibi errado na mão foi aumentando. A Lottie era uma garota extremamente fútil, que só se preocupava com as aparências. Ninguém podia ver ela com uma crise alérgica. NUNCA. Isso era um problema tão grande que ela foi capaz de usar um remédio experimental para tentar controlar suas crises. E é aí que a coisa fica interessante.

Lottie conhece Caroline, que segundo ela tem o potencial pra se tornar sua nova melhor amiga. Tem os mesmos gostos e o senso de humor bem parecido. Ela até vê uma das crises alérgicas da Lottie sem surtar. Só que tudo isso parece bom demais pra ser verdade. Quando Lottie toma mais do que deve do remédio de alergia, a Caroline escorrega nos comprimidos caídos no chão e cai de cabeça no banheiro do bar em que elas se encontraram. Muito sangue escorrendo no chão e a Lottie apaga. Ela acorda em casa, sem saber como foi parar ali e com a certeza de que sua nova melhor amiga está morta e ela vai ser presa a qualquer instante.

Mas para sua surpresa, Caroline aparece algum tempo depois como se nada tivesse acontecido. Aí é que a série me pegou. O clima de mistério que o O’Malley cria é muito legal. Você fica sem saber direito o que tá acontecendo, se tudo aquilo realmente aconteceu ou se não passou de viagem induzida pela medicação. Além disso, o fato do médico que receitou esse medicamento não ser o médico habitual da Lottie deixa tudo mais confuso.

A mudança de comportamento da Lottie, seja por causa da sua nova melhor amiga, seja pelo novo medicamento, está trazendo muitos problemas e ela não está sabendo lidar com tudo isso. Os desenhos de Leslie Hung lembram um “mangá americanizado”, estilo o do desenho animado Três Espiãs Demais, o que casa perfeitamente com o clima da série.

No final, acabei me rendendo à série e espero que a Cia da Letras traga logo o segundo volume, porque o gancho que eles deixam no final desse volume te deixa ainda mais empolgado com a série.

 

  

Roteiro: Bryan Lee O'Malley

Arte: Leslie Hung

Editor: 

Capa: Leslie Hung e Mickey Quinn

Publicação original: Snotgirl vol. 1 - Green Hair Don't Care (fevereiro de 2017)

No Brasil: maio de 2018

Nota dos editores:  4.0


  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta