Teocrasília (Vol. 1)

3.0

NOTA DO AUTOR

Num futuro distópico não muito distante, a Bancada da Palavra domina o país, estabelecendo um regime teocrático no Brasil. Essa é a premissa de Teocrasília, de Denis Mello, co-autor de Beladona, com Ana Recalde. Programada pra 6 volumes, o primeiro volume foi financiado através do Catarse e enviado aos seus apoiadores no mês de agosto de 2018.

Esse primeiro volume é focado no seu trio de protagonistas: Yuri, um artista subversivo que participou ativamente de movimentos contra o regime e, agora, quer fundar, junto com sua companheira Fábia, o Retiro Solidário Laico, uma comunidade alternativa sustentável que busca viver isolada do regime, desenvolvendo e mantendo o conhecimento e cultura que estão sendo perseguidas pelo novo regime; Gambino, que é um funcionário público frustrado que trabalha para o sistema teocrático. Mas, ele tem uma segunda identidade que também vai contra tudo que o regime prega e pode ser um caminho tão perigoso quanto o de Yuri; e, por fim, Vicky, recém-chegada de um doutorado na Europa, ela não reconhece o seu país natal. De natureza libertária e questionadora, ela tem extrema dificuldade em se adaptar aos novos tempos.

Antes de falar da história em si, vamos falar um pouco dos problemas que ocorreram durante o projeto. O livro estava previsto para ser entregue em janeiro desse ano, mas eu só recebi meu exemplar no final de agosto. Para compensar o atraso, Denis mandou para os apoiadores Teocrasília Extra, uma história adicional produzida no desafio 24 Horas de Quadrinhos, em janeiro de 2018. Além do atraso, houve um erro da gráfica, que só foi detectado depois do exemplar pronto. 4 páginas foram repetidas, o que obrigou a enviar junto com o livro um encarte com as paginas corretas e instruções de onde aquelas paginas se encaixariam no livro, além da promessa de o erro ser corrigido em eventuais novas tiragens.

A premissa do livro me fez apoiar o projeto desde o início, ainda mais com o Denis envolvido. Beladona, que ele produziu ao lado de Ana Recalde é um excelente gibi, com desenhos belíssimos. Tinha certeza de que esse projeto seria tão bom quanto. Porém, não foi o que li. Os desenhos estão bem aquém do que vi em Beladona. A história é bem confusa, em alguns pontos. Em certos momentos ela é bastante apressada, deixando a impressão de que alguma coisa importante não foi contada. Em outros, arrastada, parecendo que aquelas páginas poderiam ser resumidas em alguns quadrinhos. Faltou ritmo ao gibi.

A arte de Teocrasília Extra #01 é bem melhor do que a do gibi principal, o que é até surpreendente pra uma história de 24 páginas produzida em 24 horas. Tem o ritmo certo, muita ação e divertidíssima. Espero que os próximos volumes tenham essa pegada.

Quanto aos problemas no financiamento, Denis já declarou que só irá lançar a campanha do volume 2 depois que todo o gibi esteja produzido, evitando assim o enorme atraso que o primeiro volume sofreu. Apesar disso, estou esperando ansiosamente o segundo volume e a continuação da história, porque ainda acredito na premissa e também no talento do Denis.

 

  

Roteiro: Denis Mello

Arte: Denis Mello

Editor: 

Capa: Denis Melllo

Publicação original: 

No Brasil: agosto de 2018

Nota dos editores:  3.0


  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta