Stanley Martin Lieber

Stanley Martin Lieber, nascido em 28 de dezembro de 1922 em Nova Iorque, é praticamente desconhecido do grande público. Mas com o pseudônimo Stan Lee tornou-se parte da indústria dos quadrinhos nas eras de Ouro e Prata, recriou um universo inteiro ao co-criar ícones como o Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Hulk, X-Men e Vingadores, podendo assim resgatar heróis então esquecidos como Capitão América e Namor. E tudo isso até meados dos anos 1960.

Nas décadas seguintes, soube como poucos tornar sua própria figura um sinônimo da marca com a qual trabalhava. Stan Lee tornou-se Marvel e vice-versa. Vieram então os primeiros saltos de suas criações, das paginas dos quadrinhos para outras mídias: desenhos animados, séries de TV, colecionáveis e games.

Mas as décadas finais do séculos XX eram apenas um ensaio e já na primeira década do século XXI, o nome de Stan Lee ganhou uma visibilidade global irrestrita. O cinema tornou-se o maior divulgador de sua lenda, com suas sempre bem humoradas aparições nos filmes que adaptaram os X-Men, Hulk, Homem-Aranha, Homem de Ferro e, a partir daí, todo o universo compartilhado do Marvel Studios.

Aos 95 anos, Stan Lee faleceu justamente quando conseguiu a façanha de resgatar sua própria figura das lembranças dos leitores, conquistando toda uma nova audiência. Curiosamente, da mesma forma que fez, com seus colaboradores do lápis e nanquim, nos anos 1960, revigorando heróis dos anos 1940. Existe uma certa poesia nessa despedida em grande estilo, no dia 12 de novembro de 2018.

Parece coisa de gibi. EXCELSIOR!

  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta