Batman – Sina Macabra

3.9

NOTA DO AUTOR

As bancas, comic shops e livrarias recebem diariamente uma enxurrada de lançamentos. Entre esses títulos, uma republicação de um Elseword (aqui chamado Túnel do Tempo, histórias separadas da cronologia do Universo DC) do Batman pode ter passado despercebido, mesmo com o nome de Mike Mignola envolvido.

Batman – Sina Macabra (The Doom That Came to Gotham), mais um lançamento capa dura da Eaglemoss (que está publicando os Grandes Clássicos da DC Comics), foi muito mais comentado por mais uma alta no preço de capa do que pela história em si. Uma pena, pois esse relançamento (Sina Macabra já havia sido publicado pela Editora Mythos, em 2003) merece toda a atenção.

Segundo Mignola, The Doom That Came to Gotham foi um projeto estranho desde o começo. Richard Pace, co-escritor da história, foi até o autor de Hellboy pedindo para co-escrever uma história, misturando os contos de horror criados por H.P. Lovecraft e o Batman. Porém, em determinado momento, Pace abandonou o projeto, deixando Mignola sozinho na produção de um material que ele diz ter maior interesse nas partes de mistério e terror, e menor nas partes do Homem-Morcego.

Parte dessa estranha história o autor conta numa entrevista à revista Wired (que você pode ler na íntegra aqui).Quer dizer, quem poderia imaginar que Mike Mignola não morre de amores pelo Homem-Morcego? Até mesmo na famosa Gotham by Gaslight (com um fantástico Batman vitoriano decifrando crimes cometidos por um certo Jack, o Estripador) precisou de uma forcinha de amigos no roteiro. Mignola simplesmente não sabia nada sobre Batman!!! Segundo ele, história de monstros e fantasmas são muito mais interessantes que um super-herói vestido de morcego. Por isso mesmo, era natural incluir essa dose de horror lovecraftiano em uma história do Batman.

Seu interesse no Cavaleiro das Trevas parece ser mais visual. Mignola diz que, assim como Hellboy, é muito mais interessante quando você não detalha o Batman. Quanto menos mostrar, melhor.

Independente dessas histórias interessantes (e um tantinho decepcionantes, confesso), Sina Macabra é uma harmonização muito boa dos elementos que envolvem o Homem Morcego e alguns dos terrores que aparecem nos contos de H.P. Lovecraft. Alguns momentos, como a exploração do grupo formado por Bruce Wayne na Antártida, remetem diretamente à trama de Na Montanhas da Loucura, com inclusões de pinguins gigantes… e do próprio personagem Pinguim.

O Senhor Frio remete diretamente ao cadáver que se decompõe na temperatura ambiente no conto Vento Frio. Duas Caras, Crocodilo e Hera Venenosa ganham roupagens “cthullescas”. Ra’s al Ghul e Tália parecem bem à vontade nessa caracterização, inclusive com uma nova releitura do Poço de Lázarus. Em meio a esses personagens conhecidos dos quadrinhos, surgem novas interpretações, como o Yog Sothoth (esquerda) e o Elder Thing congelado que você vê logo abaixo.

Cabe uma ressalva importante: apesar do nome de Mike Mignola estar envolvido, a arte não é dele, infelizmente. Troy Nixey até tenta emular um pouco o storytelling do artista (notem os sapinhos pelas páginas), mas passa longe da composição ímpar de chiaroscuro que só o Mignola domina. No máximo, chega a lembrar um Tony Harris genérico. Uma pena, a DC deveria ter investido mais nesse título. Se tivesse a arte do Mignola, seria um clássico absoluto, aos moldes de Batman by Gaslight.

Não está convencido ainda? Muito bem. O encadernado da Eaglemoss reúne ainda uma história da linha Batman Branco & Preto (…e vermelho, diga-se de passagem. Muito vermelho.) e a origem do demônio Etrigan, numa história que não perdeu brilho com o passar do tempo, cortesia do Rei Jack Kirby. É bem apropriada a inserção de Etrigan, já que o demônio trovador faz uma participação especial em Sina Macabra.Minha sugestão é: se tiver um troco sobrando e tiver que escolher entre as histórias atuais do Batman e esse encadernado (caro, reconheço) que reúne Mignola, H.P. Lovecraft, monstros, criaturas das profundezas, muitos Robins morrendo, redesigns interessantes e o demônio Etrigan, vá na segunda opção.

Investimento certo e diversão garantida – e alguma dose de “Tekeli-li! Tekeli-li!”

 

  

Roteiro: Mike Mignola (com Richard Pace).

Arte: Troy Nixey.

Editor: Mike Carlin.

Capa: Mike Mignola (com Dave Stewart).

Publicação original: Batman: The Doom That Came to Gotham (novembro de 2000 a janeiro de 2001).

No Brasil: Eaglemoss (junho de 2017).

Nota dos editores:  3.9

Nota dos leitores:  1.8

 

  iTunes   Fale com a gente!

2 comentários sobre “Batman – Sina Macabra

Deixe uma resposta