Cable #1 (2017)

3.0

NOTA DO AUTOR

Soldado. Guerreiro temporal. Professor. Herói do futuro. Messias mutante. Filho das lendas. Askani´Son.

Cable já foi descrito, também, como um personagem vazio, um eco da brutalidade e ranger de dentes que predominou nos anos 90. Quem diz isso normalmente desconhece as fases interessantes do personagem, seja como tutor da X-Force, adversário de Bishop, guardião da messiânica Esperança ou viajante do tempo. Esse último ponto de vista parece que será explorado por James Robinson em Cable #1, novo título mutante, parte da iniciativa ResurrXion da Marvel Comics.

Cable #1 tem uma apresentação rápida entre duas cenas de ação em épocas diferentes, desenhadas por Carlos Pacheco. Primeiro no Velho Oeste Norte-Americano, já revisitado por Pacheco, com mais cuidado, em Vingadores Eternamente. Posteriormente, Cable viaja até o Japão Feudal, onde encontra uma vila destruída e alguns samurais portando espadas-laser. Esses anacronismo estão presentes nessa edição, mas não são esclarecidos. Ainda não.

Robinson parece querer contar uma trama leve, aventuresca, desvinculada de toda a bagagem que acompanha Cable e os X-Men. Nada contra, mas há uma leve impressão que esse titulo está ocupando apenas uma função de anteceder a aparição de Cable nos cinemas, previsto para Deadpool 2 (2018).

Carlos Pacheco é um artista competente, mas o traço do artista já foi muito melhor, vide os encontros da SJA e LJA em Vícios e Virtudes e a já citada Vingadores Eternamente. Nesta edição, não compromete: Cable está bem representado, tanto no seu visual tradicional (entenda por isso a cara fechada, bolsinhos e bandoleiras nas costas) quanto nas atitudes. Note que o duro soldado para sua perseguição por um momento para consolar a mulher japonesa em sua vila destruída. Ponto para James Robinson, que tem crédito de sobra por conta de seu maravilhoso Starman.

Uma curiosidade: o release de divulgação do título tem a chamada “WALK SOFTLY… AND CARRY A BIG GUN! sendo uma aliteração de uma citação do presidente americano Theodore Roosevelt numa carta a Henry L. Sprague, em Janeiro de 1900. A frase completa é “Speak softly and carry a big stick; you will go far.” Algo como “Fale suave, mas carregue um porrete, assim você vai longe.

Espero exatamente isso desse titulo. Big sticks (ou guns), fala mansa e longevidade. Veremos.

 

  

Roteiro: James Robinson.

Arte: Carlos Pacheco.

Editor: Axel Alonso.

Capa: Dale Keown.

Publicação original: Cable #1 (maio de 2017).

No Brasil: não publicado ainda.

Nota dos editores:  2.5

 

 

  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta