Isto é mangá: a arte de Naoki Urasawa

Entre os dias 29 de outubro e 5 de janeiro, a Japan House São Paulo abrigou a exposição “Isto é mangá: a arte de Naoki Urasawa”, com painéis contando a trajetória de Naoki Urasawa, um dos maiores mangakás da atualidade, autor de obras clássicas e com boa repercussão no Brasil, como Monster, 20th Century Boys e Pluto. A exposição mostrava também toda sua bibliografia, com quadros retratando páginas de suas publicações, exemplares lançados em diversos países e vários rascunhos feitos pelo autor. Além disso, é claro, alguns desenhos originais de sua arte (dos quais eram proibidos fotografar), mostrando toda a riqueza de seu traço e de sua narrativa, seguramente o ponto alto de seus trabalhos.

Naoki Urasawa é considerado um mestre moderno do mangá, combinando narrativas dinâmicas e habilidades artísticas no desenvolvimento de personagens sofisticados. Em um segmento que se tornou altamente comercial, ele mantém uma postura irredutível de se considerar um artista.

Gratuita, de fácil acesso (em plena Avenida Paulista) e com grande disponibilidade de horário, “Isto é mangá” é uma dessas oportunidades raras de vermos os quadrinhos sendo bem valorizados e mostrados como arte, que de fato (também) são. Após as bem sucedidas exposições no Museu da Imagem e do Som (MIS), fica sempre o desejo de mais projetos como esse. No caso da exposição da Japan House, ainda que bem reduzida se comparada ao que tivemos no MIS (até porque era dedicada apenas a um único autor), era bem completa, com muita informação e o melhor de tudo: apreciar a arte de Urasawa. Só por algumas poucas obras pintadas expostas no local já valeria o passeio.

Ficamos na torcida para mais exposições como essas, que valorizem o trabalho de grandes artistas e ajudem a difundir mais as histórias em quadrinhos.

  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta