Foram divulgados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no dia 09/02 os indicados para a 94ª cerimônia do Oscar. A cerimônia ocorrerá dia 27/03/2022. Dentre eles, dois filmes da Marvel: Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Ambos na categoria de Melhores Efeitos Visuais.
Considerando todos os filmes baseados em quadrinhos da Marvel (grande parte deles do MCU), a Casa das Ideias tem 33 indicações ao Oscar. Um pouco atrás da DC, que lidera com 41 indicações ao longo do tempo. A Editora das Lendas também lidera no quesito estatuetas com 8, uma a mais do que a Casa das Ideais.
Abaixo, seguem algumas curiosidades sobres os filmes baseados em quadrinhos no principal prêmio do cinema americano:
PERRY WHITE INDICADO A MELHOR ATOR
O Ator Jackie Cooper mais conhecido no meio dos quadrinhos pelo papel de Perry White em Superman, O Filme é, até hoje, o mais jovem a ser indicado a categoria de Melhor Ator no Oscar. Ele tinha 9 anos quando foi indicado por seu papel em Skippy.
CHARLIE BROWN x THE BEATLES
Em 1971, o filme Um Garoto Chamado Charlie Brown foi indicado a categoria de Melhor Trilha Sonoramas acabou perdendo para os Beatles pelo filme Let it Be. Na ocasião o produtor e músico Quincy Jones recebeu o troféu em nome do grupo.
QUADRINISTAS INDICADOS
Quatro quadrinistas já foram indicados ao Oscar: Hayao Miyazaki (indicado na categoria de Melhor Filme de Animação por Vidas ao Vento; ele também escreveu o mangá em que o longa é baseado), Marjani Satrapi (indicada na categoria de Melhor Filme de Animação por Persépolis; ela também escreveu a Graphic Novel de mesmo nome), Robert Valley (indicado na categoria de Melhor Curta de Animação por Pear Cider and Cigarettes; escreveu a HQ de mesmo nome) e Daniel Clowes (indicado na categoria de Melhor Roteiro Adaptado por Ghost World: Aprendendo a Viver, baseado em sua Graphic Novel). Nenhum deles venceu a estatueta.
HOMEM DE FERRO x BATMAN
Filmes baseados em quadrinhos concorreram entre si na mesma categoria em 6 ocasiões:
2003 – Homem-Aranha e Estrada para Perdição concorreram em Mixagem de Som, mas perderam para Chicago.
2009 – Batman: O Cavaleiro das trevas, Homem de Ferro e O Procurado concorreram em Edição de Som. O filme de Christopher Nolan levou a melhor.
2009 – Batman: O Cavaleiro das trevas e O Procurado concorreram em Mixagem de Som, mas perderam para Quem quer ser um milionário?.
2009 – Batman: O Cavaleiro das trevas e Homem de Ferro concorreram em Efeitos Visuais, mas perderam para O Curioso Caso de Benjamin Button.
2015 – Capitão América 2: O Soldado Invernal, Guardiões da Galáxia e X-Men: Dias de um futuro esquecido concorreram em Efeitos Visuais: perderam para Interestelar.
2022 – Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa concorrem esse ano em Efeitos Visuais.
11 INDICAÇÕES E NENHUM PRÊMIO: A SAGA DE DAN SUDICK
Daniel Sudick, profissional de efeitos visuais, foi indicado 11 vezes ao Oscar e até o momento nunca venceu. Nove dessas indicações foram por filmes de super-heróis. Tenta novamente esse ano por Homem-Aranha: Sem volta para Casa.
Suas indicações foram em: 2004 – Mestre dos Mares (perdeu para Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei); 2006 – Guerra dos Mundos (perdeu para King Kong); 2009 – Homem de Ferro (perdeu para O Curioso Caso de Benjamin Button); 2011 – Homem de Ferro 2 (perdeu para A Origem); 2013 – Os Vingadores (perdeu para As Aventuras de Pi); 2014 – Homem de Ferro 3 (perdeu para Gravidade); 2015 – Capitão América: O Soldado Invernal (perdeu para Interestelar); 2018 – Guardiões da Galáxia 2 (perdeu para Blade Runner 2049); 2019 – Vingadores: Guerra Infinita (perdeu para O Primeiro Homem); 2020 – Vingadores: Ultimato (perdeu para 1917); e 2022 – Homem-Aranha: Sem volta para Casa.
SUPER-HERÓIS
BATMAN
Os filmes do Batman já venceram 5 Oscars em um total de 26 indicações, sendo a franquia originária dos quadrinhos com mais indicações e vitórias.
1990 – Batman: Direção de Arte (Anton Furst e Peter Young): venceu.
1993 – Batman: O Retorno: Efeitos Visuais (Michael L. Fink, Craig Barron, John Bruno e Dennis Skotak) e Maquiagem (Ve Neill, Ronnie Specter e Stan Winston).
1996 – Batman: Eternamente: Fotografia (Stephen Goldblatt); Mixagem de Som (Donald O. Mitchell, Frank A. Montaño, Michael Herbick e Petur Hliddal) e Edição de Som (John Leveque e Bruce Stambler).
2006 – Batman Begins: Fotografia (Wally Pfister).
2009 – Batman: O Cavaleiro das trevas: Ator Coadjuvante (Heath Ledger, indicação póstuma): venceu; Edição de Som (Richard King) venceu; Fotografia (Wally Pfister); Montagem (Lee Smith); Direção de Arte (Nathan Crowley e Peter Lando); Maquiagem (John Caglione Jr. e Conor O’Sullivan); Mixagem de Som (Lora Hirschberg, Gary Rizzo e Ed Novick) e Efeitos Visuais (Nick Davis, Chris Corbould, Tim Webber e Paul J. Franklin).
2020 – Coringa: Filme (Todd Phillips, Bradley Cooper e Emma Tillinger Koskoff); Diretor (Todd Phillips); Ator (Joaquin Phoenix) venceu; Roteiro Adaptado (Todd Phillips e Scott Silver); Fotografia (Lawrence Sher); Figurino (Mark Bridges); Maquiagem e Penteado (Nicki Ledermann e Kay Georgiou); Trilha Sonora (Hildur Guðnadóttir) venceu; Montagem (Jeff Groth); Mixagem de Som (Tom Ozanich, Dean A. Zupancic e Tod A. Maitland) e Edição de Som (Alan Robert Murray).
ESQUADRÃO SUICIDA
Outro filme com a participação do Batman que também foi indicado ao Oscar foi Esquadrão Suicida (dirigido por David Ayer):
2017 – Esquadrão Suicida: Maquiagem e Penteado (Alessandro Bertolazzi, Giorgio Gregorini e Christopher Allen Nelson) venceu.
SUPERMAN
O Superman também tem história do Oscar. Foi o primeiro personagem das duas grandes editoras americanas (DC e Marvel) a ser indicado ao Oscar e a vencer. Contando todos os filmes, são 6 indicações:
1942 –Superman contra o cientista louco: Curta de Animação (Max Fleischer).
1979 – Superman, O Filme: Trilha Sonora (John Williams); Montagem (Stuart Baird); Mixagem de Som (Gordon McCallum, Graham V. Harstone, Nicolas Le Messurier e Roy Charman) e Prêmio Especial pelos Efeitos Visuais (Les Bowie, Colin Chilvers, Denys Coop, Roy Field, Derek Meddings e Zoran Perisic) venceu.
2007 – Superman: O Retorno: Efeitos Visuais (Mark Stetson, Neil Corbould, Richard R. Hoover e Jon Thum).
VERTIGO
Contando filmes baseados em HQs de outros selos pertencentes a DC, temos as indicações de Estrada para Perdição (adaptado da graphic novel de Max Allan Collins e Richard Piers Rayner, publicada originalmente em 1998 pela Paradox Press/DC e, posteriormente, pela Vertigo) e Marcas da Violência (adaptado da graphic novel A History of Violence, de John Wagner e Vince Locke, publicada pela Paradox Press/DC e posteriormente pela Vertigo).
2003 – Estrada para Perdição: Fotografia (Conrad L. Hall, indicação póstuma) venceu; Ator Coadjuvante (Paul Newman); Direção de Arte (Dennis Gassner e Nancy Haigh); Mixagem de Som (Scott Millan, Bob Beemer e John Pritchett); Edição de Som (Scott Hecker) e Trilha Sonora (Thomas Newman).
2006 – Marcas da Violência: Ator Coadjuvante (William Hurt) e Roteiro Adaptado (Josh Olson).
MCU
O Universo Cinematográfico da Marvel é hoje a maior franquia do cinema mundial com mais de 25 bilhões de dólares arrecadados em bilheteria. Este universo de 27 filmes até o momento teve 21 indicações ao Oscar por 13 filmes diferentes, doze deles foram nomeados na categoria de Efeitos Visuais. Homem de Ferro e Guardiões da Galáxia foram os únicos indicados a Efeitos Visuais a também serem indicados em outras categorias, respectivamente Edição de Som e Maquiagem.
O único que não teve indicação em Efeitos Visuais é Pantera Negra, justamente o que possui mais indicações (7) e o único a ter levado estatuetas (3) para casa.
2009 – Homem de Ferro: Edição de Som (Frank E. Eulner e Christopher Boyes) e Efeitos Visuais (John Nelson, Ben Snow, Daniel Sudick e Shane Mahan).
2011 – Homem de Ferro 2: Efeitos Visuais (Janek Sirrs, Ben Snow, Ged Wright e David Sudick)
2013 – Os Vingadores: Efeitos Visuais (Janek Sirrs, Jeff White, Guy Williams e Daniel Sudick).
2014 – Homem de Ferro 3: Efeitos Visuais (Christopher Townsend, Guy Williams, Erik Nash e Daniel Sudick).
2014 – Capitão América 2: O Soldado Invernal: Efeitos Visuais (Dan DeLeeuw, Russell Earl, Bryan Grill e Daniel Sudick).
2014 – Guardiões da Galáxia: Maquiagem e Penteado (Elizabeth Yianni-Georgiou e David White) e Efeitos Visuais (Stephane Ceretti, Nicolas Aithadi, Jonathan Fawkner e Paul Corbould).
2017 – Doutor Estranho: Efeitos Visuais (Stephane Ceretti, Richard Bluff, Vincent Cirelli e Paul Corbould).
2018 –Guardiões da Galáxia Volume 2: Efeitos Visuais (Christopher Townsend, Guy Williams, Jonathan Fawkner e Daniel Sudick).
2019 –Pantera Negra: Filme (Kevin Feige); Canção Original (All the Stars, de Sounwave, Kendrick Lamar, Anthony Tiffith e SZA); Figurino (Ruth E. Carter) venceu; Trilha Sonora (Ludwig Göransson) venceu; Direção de Arte (Hannah Beachler e Jay Hart) venceu; Edição de Som (Benjamin A. Burtt e Steve Boeddeker) e Mixagem de Som (Steve Boeddeker, Brandon Proctor e Peter J. Devlin).
2019 – Vingadores: Guerra Infinita: Efeitos Visuais (Dan DeLeeuw, Kelly Port, Russell Earl e Daniel Sudick).
2020 – Vingadores: Ultimato: Efeitos Visuais (Dan DeLeeuw, Russell Earl, Matt Aitken e Daniel Sudick).
2022 –Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis:Efeitos Visuais (Christopher Townsend, Joe Farrell, Sean Noel Walker e Dan Oliver).
2022 –Homem-Aranha: Sem Volta para Casa: Efeitos Visuais (Kelly Port, Chris Waegner, Scott Edelstein e Dan Sudick).
HOMEM-ARANHA
Quatro filmes do Amigão da Vizinhança já foram indicados ao Oscar. O segundo filme Homem-Aranha 2 é até hoje o único juntamente com Superman, O Filme a terem vencido a categoria de Efeitos Visuais. Outra vitória veio com a deslumbrante animação protagonizada por Miles Morales que venceu na categoria de Melhor Animação.
2003 – Homem-Aranha: Efeitos Visuais (John Dykstra, Scott Stokdyk, Anthony LaMolinara e John Frazier) e Mixagem de Som (Kevin O’Connell, Greg P. Russell e Ed Novick).
2005 – Homem-Aranha 2: Efeitos Visuais (John Dykstra, Scott Stokdyk, Anthony Lamolinara e John Frazier) venceu; Mixagem de Som (Kevin O’Connell, Greg P. Russell, Jeffrey J. Haboush e Joseph Geisinge) e Edição de Som (Paul N.J. Ottosson).
2019 – Homem-Aranha no Aranhaverso: Filme de Animação (Bob Persichetti, Peter Ramsey, Rodney Rothman, Phil Lord e Christopher Miller) venceu.
2022 – Homem-Aranha: Sem Volta para Casa: Efeitos Visuais (Kelly Port, Chris Waegner, Scott Edelstein e Dan Sudick).
X-MEN
A franquia mutante da Fox não possui muitas indicações da Academia de Cinema, mas conseguiu um feito histórico. Logan, filme protagonizado por Wolverine e indicado em 2019 é até hoje o único filme a ser baseado em quadrinhos de Super-Heróis a ser indicado a Melhor Roteiro Adaptado.
2015 – X-Men: Dias de um Futuro Esquecido: Efeitos Visuais (Richard Stammers, Lou Pecora, Tim Crosbie e Cameron Waldbauer).
2019 – Logan: Roteiro Adaptado (Scott Frank, James Mangold e Michael Green).
MARVEL – OUTROS SELOS
Outros dois filmes indicados são baseados em quadrinhos da Marvel. MIB – Homens de Preto é baseado na revista criada por Lowell Cunningham e Sandy Carruther, originalmente publicada na Aircel Comics em 1990. Os direitos foram comprados posteriormente pela Malibu Comics e hoje são da Marvel. Já o grupo Big Hero 6, criado por Steve Seagle e Duncan Rouleau, surgiu em Sunfire & Big Hero 6 #1 (1998) da Marvel Comics.
1998 – MIB – Homens de Preto: Maquiagem (Rick Baker e David LeRoy Anderson) venceu; Direção de Arte (Bo Welch e Cheryl Carasik) e Trilha Sonora – Comédia ou Musical (Danny Elfman).
2015 – Operação Big Hero: Filme de Animação (Don Hall, Chris Williams e Roy Conli) venceu.
INDICAÇÕES DE OUTROS* FILMES BASEADOS EM QUADRINHOS:
*excluindo Marvel/DC
1931 – Skippy: Diretor (Norman Taurog) venceu; Filme (Adolph Zukor); Ator (Jackie Cooper) e Roteiro Adaptado (Joseph L. Mankiewicz e Sam Mintz)
1937 – Marinheiro Popeye encontra o Marujo Sinbad: Curta de Animação (Max Fleischer).
1960 –As aventuras de Ferdinando: Trilha Sonora de Filme Musical (Nelson Riddle e Joseph J. Lilley).
1961 – Munro: Curta de Animação (William L. Snyder) venceu.
1971 – Um Garoto Chamado Charlie Brown: Trilha Sonora (Rod McKuen, John Scott Trotter, Bill Meléndez, Alan Shean e Vince Guaraldi).
1978 – A Doonesbury Special: Curta de Animação (John Hubley, Faith Hubley e Garry Trudeau).
1983 – Annie: Direção de Arte (Dale Hennesy e Marvin March) e Trilha Sonora Adaptada (Ralph Burns).
1983 – O Boneco de Neve: Curta de Animação (John Coates).
1984 – O Conto de Natal do Mickey: Curta de Animação (Burny Mattinson).
1991 – Dick Tracy: Direção de Arte (Richard Sylbert e Rick Simpson) venceu; Maquiagem (John Caglione Jr. e Doug Drexler) venceu; Canção Original (Sooner or Later (I Always Get My Man), de Stephen Sondheim) venceu; Ator Coadjuvante (Al Pacino); Fotografia (Vittorio Storaro); Figurino (Milena Canonero) e Mixagem de Som (Thomas Causey, Chris Jenkins, David E. Campbell e Doug Hemphill).
1992 – A Família Addams: Figurino (Ruth Myers).
1994 – A Família Addams 2: Direção de Arte (Ken Adam e Marvin March).
1995 – O Máskara: Efeitos Visuais (Scott Squires, Steve ‘Spaz’ Williams, Tom Bertino e Jon Farhat).
1997 – The Line King: The Al Hirschfeld Story: Documentário (Susan W. Dryfoos)
2002 – Ghost World: Aprendendo a Viver: Roteiro Adaptado (David Clowes e Terry Zwigoff).
2004 – Anti-herói Americano: Roteiro Adaptado (Shari Springer Berman e Robert Pulcini).
2008 – Persépolis: Filme de Animação (Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud).
2009 – Hellboy 2: O Exército Dourado: Maquiagem (Mike Elizalde e Thomas Floutz).
2009 – O Procurado: Mixagem de Som (Chris Jenkins, Frank A. Montaño e Petr Forejt) e Edição de Som (Wylie Stateman).
2012 – As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne: Trilha Sonora (John Williams).
2014 – Vidas ao Vento: Filme de Animação (Hayao Miyazaki e Toshio Suzuki).
2017 – Pear Cider and Cigarettes: Curta de Animação (Robert Valley e Cara Speller).
OUTROS NÚMEROS DOS QUADRINHOS NO OSCAR:
FILMES INDICADOS EM CATEGORIAS PRINCIPAIS:
FILME: Skippy, Pantera Negra e Coringa
DIRETOR: Skippy e Coringa
ATOR: Skippy e Coringa
ATOR COADJUVANTE: Dick Tracy, Estrada para Perdição, Marcas da Violência e Batman – O Cavaleiro das Trevas
ROTEIRO ADAPTADO: Skippy, Ghost World, Anti-herói Americano, Marcas da Violência, Logan e Coringa
FILMES COM MAIS INDICAÇÕES:
11 Coringa
08 Batman – O Cavaleiro das Trevas
07 Dick Tracy / Pantera Negra
06 Estrada para a Perdição
04 Skippy / Superman, o Filme
FILMES COM MAIS PRÊMIOS:
03 Dick Tracy / Pantera Negra
02 Batman – O Cavaleiro das Trevas / Coringa
CATEGORIAS INDICADAS MAIS RECORRENTES:
20 Efeitos Visuais
10 Mixagem de Som
09 Trilha Sonora
08 Direção de Arte / Maquiagem / Edição de Som
CATEGORIAS VENCEDORAS MAIS RECORRENTES:
03 Direção de Arte / Maquiagem
02 Trilha Sonora / Efeitos Visuais / Filme de Animação
Para essa e outras matérias de Luiz Claudio