Os mais vendidos de abril/2017

(Antes de mais nada, tudo: essa listagem é bem rotativa. Se você entrar agora, haverá outros gibis arrolados e as posições serão outras. Se você voltar lá daqui uns 20 minutos, mudou novamente; mas perceba que o grosso permanece.)

Entre os 20 gibis mais vendidos do mês de abril de 2017 no site da Amazon (não é a nossa melhor referência: é a única), dois mangás estão entre os três primeiros colocados. Ainda nesse seleto grupo de três, as obras japonesas são relançamentos: apenas Universo DC: Renascimento é algo inédito por aqui (e ocupa a segunda posição). The Ghost in the Shell (o líder) e Lobo Solitário #2 são os mangás. O primeiro é uma nova tiragem, lançada somente agora pela JBC, já que a primeira leva (de dezembro e janeiro) esgotou rapidinho em todos os lugares possíveis. O fato da segunda tiragem liderar às vendas já nos diz algo sobre a publicação.

Lobo Solitário, você bem sabe, foi publicado no Brasil completo pela própria Panini (bem antes disso, teve umas poucas tentativas, mas não foi muito longe). Esse segundo volume foi lançado há pouco tempo e já figura entre os mais vendidos (até semana passada, eu vi a primeira edição numa banca aqui perto).

No top 20, há outros mangás: Vagabond (outra que teve uma encarnação anterior), o hypado One-Punch Man e Fullmetal Alchemist (esse, com dois volumes) se juntam ao Novo Lobo Solitário, totalizando sete mangás entre os 20 mais vendidos do site. Aliás, Fullmetal Alchemist é um caso interessante: juntamente com obras da Disney (há cinco encadernados, nesse momento) e Peanuts sempre estão figurando a listagem.

A lista é fechada com material antigo e clássico: os dois primeiros volumes de Lendas do Universo DC: Mulher-Maravilha, que republica a fase da personagem no imediato pós-Crise nas Infinitas Terras, feita pelo mito George Pérez; Maus, do Art Spiegelman, que graças ao bom Deus vive em catálogo; e aquele que pode ser um dos maiores lançamentos do ano: Espadas e Bruxas do Esteban Maroto.

Essa preciosidade tem alguns detalhes. Primeiro e mais importante: nem foi lançado ainda. Está programado pro comecinho de maio e já figura entre os mais vendidos. Segundo: é uma publicação da Editora Pipoca e Nanquime eu nem sabia que eles tinha investido nisso (só conhecia o canal). Terceiro: apesar do preço (R$ 99,90 na pré-venda; depois, sobe pra R$ 120,00. São 256 páginas), a procura pelo material demonstra a grande influência que o pessoal que faz o canal Pipoca e Nanquim possui. Sua base de fãs é imensa – mas a competência dos caras, também, faz a diferença (fora o fato de serem apaixonados por quadrinhos, como todos nós). Independente disso, ainda que o gênio espanhol Esteban Maroto seja bem desconhecido do público brasileiro em geral, somos ávidos por materiais diferenciados, seja no roteiro, seja na arte. A presença constante de Maus na lista dos mais vendidos, o fato de Sharaz-De: Contos de As Mil e Uma Noites, do Sergio Toppi, estar esgotado e, agora, esse lançamento só demonstram isso.

 

  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta