A animação de Grandes Astros Superman

Creio que ninguém precisa ser categórico quanto ao que o All-Star Superman de Grant Morrison e Frank Quitely representa para o maior ícone super-heroico de todos os tempos: é indubitavelmente a melhor e mais ousada história do homem de aço desde que Jerry Siegel & Joe Shuster, de comum acordo, deram vazão àquelas lâmpadas que circundavam suas cabeças em 1938. Sem o aval agridoce do que chamamos de “continuidade” e a compleição por prazos que a DC Comics lamentavelmente habituou-se a interferir sobre o trabalho de seus artistas, temos aqui uma experiência genuína sobre tudo aquilo que Clark Kent foi, é ou seria daqui a mil anos.

Se adaptado corretamente em live-action, provavelmente teria cacife para se tornar um marco tão importante para o personagem quanto o que a trilogia de Christopher Nolan representou para Batman. E é exatamente este sentimento, de dever cumprido, quase tão tocante quanto àquela despedida [abortada] de Wood & Cia., que persiste após o primeiro contato com os créditos finais da animação homônima dirigida por Sam Liu, produzida pelo ás do desenho em movimento, Bruce Timm, e com roteiro do saudoso Dwayne McDuffie.

E méritos para este último que teve o trabalho ingrato de converter uma minissérie irretocável em um script redondinho, editando o disposto nos quadrinhos das edições #1-3, 5 e 9-12. Basicamente, o que seria de mais relevante para o mote principal da trama, ou seja, os últimos passos que Kal-El trilhou após o diagnóstico do Dr. Leo Quintum, no qual estaria sofrendo de uma severa deterioração celular devido à superexposição solar do princípio da saga.

***

No que diz respeito a direção de arte do filme, a cargo da coreana Moi Animation Studios, igualmente responsável pelos recentes [e excelentes] DC Showcase [Espectro, Jonah Hex, Arqueiro Verde e Superman/Shazam], Liga da Justiça: Crise em Duas Terras e Justiça Jovem, fica mantida a regularidade de praxe e emula com algum sucesso a assinatura do Mestre Frank Quitely. E não são poucos os trechos em que a transposição de quadros tem traduções ipsis litteris – um deleite para os mais familiarizados com a série.

Aliás, vale dizer, tanta qualidade e aparentemente visão alguma por parte dos executivos da Warner que vêm despejando produções deste porte diretamente no mercado de home video. Vale dizer, um verdadeiro pecado, All-Star Superman não faria feio nos cinemas. Na verdade, no meu mundinho perfeito e guardada as devidas proporções, julgo que superaria facilmente o montante gasto pelo emo homem de aço de Bryan Singer. Mas, vá lá, me parece que não há mais espaço nas telonas para animações convencionais em 2D desde o traumático¹ Titan A.E.

***

O que poderia ser um entrave e tanto para o corajoso clímax que, diga-se de passagem, reprisa o apoteótico desfecho da versão original, revela-se contundente dentro do que Grant Morrison se propôs, mesmo que para tanto tenha redimido Luthor ao final. Falo da discrepância entre o que se estabelece na edição #10 e o epílogo do filme. Trocando em miúdos, no quadrinho o próprio Super-Homem decifrou seu genoma confiando a Quintum a sequência inteira de oito bilhões de letras num livro, junto com instruções sobre como combinar fitas humanas e kryptonianas²; e no filme em comento é Lex quem o faz, fruto daquela inusitada epifania remissória.

***

***

Meu receio mesmo era que Clark fosse vítima de algum subterfúgio criativo e não alcançasse seu destino no centro do sistema solar, mas felizmente não aconteceu. E aqui cabe um parêntese, esta foi a segunda vez que McDuffie teve êxito em adaptar uma obra de Morrison, com uma diferença: se em All-Star Superman o que esteve em pauta era a fidelidade sobre o texto, em Crise em Duas Terras nota-se uma certa vivacidade do roteirista ao justapor conceitos de Terra 2 e Crise Final, chegando a um denominador comum irrepreensível – vide o vídeo acima.

***

Se fosse para acrescentar algo, certamente chamaria à baila: [1] a solução do Super-Homem para o câncer; [2] a tocante intervenção perante uma garota suicida; [3] e a insólita passagem da edição #12 em que o mesmo, desacordado, tem um encontro extrassensorial com Jor-El. Essa última foi Grant Morrison em estado lisérgico bruto.

***

E tenho dito, num universo em que Dan Didio ainda respira…

Enfim, nada de novo saiu destas linhas. Minha voz é apenas mais uma que se soma ao coro de fãs que há muito apregoa sobre a vanguarda DCnauta em matéria de animação.

¹ Ou é duro demais para este que vos fala escreve admitir que o Clark não faça mais o tipo admirado pelos Escoteiros-Mirins. Hoje, definitivamente, quem dita regras de etiqueta são gente que faz, como o Gru ou o Megamind. No final das contas, o Joe Kelly parece que estava certo.

² Percebe a diferença entre o “S” de cada frasco? O da mão direita continha o material genético de Clark e enquanto o da esquerda possuía o de Lois. Fiz a mesma pergunta retórica à época que li essa edição #10: se ele já havia encontrado a solução para o dilema do “nunca teríamos mais do que isto”, por que diabo não deu um trato na mulher antes do fim iminente?


  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta