Gibis da semana: status das principais editoras durante a pandemia

Gibis da semana é o espaço no Arte-Final para uma olhada panorâmica nos lançamentos semanais de quadrinhos importados. Aqui mostramos de forma rápida e concisa os principais lançamentos que agitam a semana na comic shops fora do Brasil.

No entanto, devido à pandemia de COVID-19 que atualmente afeta boa parte do planeta incluindo os Estados Unidos, a distribuição semanal de quadrinhos foi fortemente afetada. Portanto nosso espaço semanal de análise de quadrinhos fará uma análise do status das publicações semanais de cada editora nesta primeira semana de abril tendo em vista a pandemia em curso. A Diamond Comic Distributors, principal distribuidora de quadrinhos no hemisfério norte da América, não está mais recebendo novos quadrinhos. A Diamond prorrogou as datas dos pedidos recentemente vencidos dos títulos de abril. Eles também permitiram que os varejistas colocassem todas suas contas e dívidas em espera. Com isso, o New Comics Book Day de quadrinhos físicos foi adiado indefinidamente. A Diamond UK não está distribuindo. A distribuidora européia realizou pedidos da semana passada sem quadrinhos americanos no Reino Unido por pelo menos um mês.

Editoras:

  • Aardvark Vanaheim: lançou uma revista em quadrinhos gratuita chamada Coronavirus Cerebus In Hell. Não há quadrinhos digitais pela editora esta semana.
  • Action Lab: não forneceu informações à imprensa especializada. Portanto, títulos em formato digital estarão disponíveis esta semana.
  • AfterShock Comics: não possui histórias em quadrinhos digitais esta semana.
  • Ahoy Comics: atrasou sua programação, reduzindo os preços das coleções digitais. Não há novos quadrinhos digitais esta semana.
  • Alterna Comics: atrasou todas as suas publicações. Quadrinhos estão sendo enviadas por correios. Não há quadrinhos digitais esta semana.
  • Archie Comics: lançará títulos de mercado digitalmente, bem como títulos de mercado direto que algumas lojas receberam mais cedo, antes da pandemia. Programação reduzida, quadrinhos de abril, maio e junho serão retornáveis. As vendas digitais de títulos direcionados ao mercado direto pararam. As vendas de produtos direcionados para o mercado geral continuarão, impressas e digitais, pelas livrarias.
  • Aspen Press: suspendeu toda a publicação indefinidamente.

 

  • Black Mask: não tem quadrinhos digitais nesta semana.
  • Boom Studios: não serão lançadas histórias em quadrinhos digitais até que a distribuição impressa seja retomada. Nenhuma edição de quadrinhos será lançada, mas sim graphic novels e coleções serão lançadas através da distribuição das livrarias. Retorno total de publicações até junho. A BOOM! tem um programa de suporte ao varejo em ação.

 

  • Dark Horse: interrompeu todas as publicações de quadrinhos do mercado direto. Nenhuma quadrinho digital será lançado até a distribuição impressa recomeçar – embora alguns que cheguem às livrarias nesta semana estejam listados. Algumas coleções continuarão a ser distribuídas pelas livrarias. Os quadrinhos serão retornáveis por três meses. A impressora da editora foi paralisada.
  • DC Comics: fechou sua impressora. Todos os quadrinhos são totalmente retornáveis ​​de 18 de março a 24 de junho. Os quadrinhos já impressos serão publicados a partir de uma nova fonte e distribuídos por várias alternativas de distribuidores, incluindo o Penguin Random House. As listagens atuais de quadrinhos digitais da DC incluem apenas coleções, e os primeiros quadrinhos digitais Batman: The Adventures Continue #1 e Teen Titans Go #6. Teen Titans Go #6 é gratuito no momento, assim como Teen Titans Go #4. Os quadrinhos de edição periódica da DC Comics que foram listados para lançamento digital na quarta-feira, 1º de abril, foram adiados por quatro semanas, até 29 de abril.
  • Dynamite Entertainment: atrasou títulos, aumentou os descontos, tornou os livros retornáveis, mas está publicando coleções selecionadas digitalmente.

 

  • Humanoids: atrasou todas as histórias em quadrinhos por pelo menos um mês.
  • IDW Entertainment: está atrasando toda a sua programação, tornando os quadrinhos retornáveis ​​e afirma que tem um plano para apoiar os varejistas através da redução de livros nos próximos meses. Eles têm somente coleções digitais listadas esta semana.
  • Image Comics: tornou todos os seus quadrinhos retornáveis, e está atrasando e surpreendendo sua programação. Não há títulos digitais listados na próxima semana, mas eles disponibilizaram a tirinha abaixo de Alez Coz e Skottie Young.
  • Kodansha: não deu resposta aos veículos especializados. A editora de quadrinhos tem títulos digitais disponíveis esta semana.
  • Marvel Comics: confirmou que, além de não ter novos títulos impressos em quadrinhos nas lojas esta semana, também não distribuirão nenhum deles digitalmente. Seja através do Marvel App, ComiXology ou Kindle, embora o texto indique que eles podem continuar com as edições digitais das coletâneas e compilações. Dan Buckley, presidente da Marvel Entertainment, emitiu a seguinte declaração aos varejistas e à imprensa:

Para todos os nossos parceiros na comunidade de revendedores,

Obrigado por todas as suas observações, discussões e pela absoluta determinação que ouvimos e vimos de você nas últimas semanas. Esta situação tem sido desafiadora para todos, e a segurança e o bem-estar de vocês, suas famílias e suas comunidades continuam na frente de nossas mentes.

Como vocês sabem, infelizmente não haverá novos títulos impressos disponíveis em suas lojas esta semana. A Marvel também não lançará novos títulos em quadrinhos digitalmente em 1º de abril. Esta é uma situação fluida, com detalhes alterando a cada dia, por isso agradecemos sua paciência e compreensão enquanto todos navegamos por esse caminho. Assim que houver mais informações disponíveis, descreveremos nossos planos e oportunidades de longo prazo para apoiar vocês e o setor.

Se você tiver alguma dúvida, continue a entrar em contato e compartilhar seus comentários. As datas de lançamento revisadas para nossos títulos de 1º de abril serão compartilhadas nas próximas semanas.

Por favor, fiquem seguros e bem.

Dan Buckley

Presidente, Marvel Entertainment

 

  • Oni Press: tornou os quadrinhos retornáveis ​​e atrasou toda a sua programação. Não há quadrinhos digitais esta semana.
  • Rebellion: continua a publicação dos títulos 2000AD e o Juiz Dredd Megazine para assinaturas, banca de jornal e digital.
  • Titan Comics: não deu nenhuma palavra a imprensa especializada, nem informou seus títulos digitais listados na próxima semana.
  • TKO: continuará seu modelo de distribuição não pertencente a Diamond para lojas ainda abertas ou direcionar aos clientes diretamente. No entanto, a TKO instituiu a estratégia de dar 50% das vendas diretas a clientes em uma loja de quadrinhos nomeada pelo cliente. Então tudo que for vendido pelo site da TKO tem 50% do valor revertido para uma loja escolhida pelo comprador.
  • Valiant Comics: disse aos criadores que deveriam parar de trabalhar até o final de julho. Não há quadrinhos digitais até que a impressão seja retomada.
  • Vault Comics: está atrasando todos os títulos.
  • Viz Media: não deu nenhuma palavra a imprensa, nem informou títulos digitais listados de quadrinhos para a próxima semana.
  • Yen Press: não deu comunicado a imprensa, títulos digitais disponíveis esta semana.


Deixe uma resposta