Acabei de Ler #84

ANGOLA JANGA

De Marcelo D’Salete. Obra ganhadora do HQMIX, D’Salete conta a história de Palmares, o maior quilombo do Brasil, e de seu líder mais famoso, Zumbi. Com seu desenho expressivo, o Marcelo desmistifica várias coisas relacionadas ao Quilombo dos Palmares e a figuras como Zumbi e Ganga Zumba. Mostra como era a relação dos aquilombados com os assemzalados e com as vilas ao redor do Quilombo. Essa é uma obra obrigatória pra todos que querem tentar entender um pouco mais sobre esse período histórico do Brasil e como esse país foi construído as custas do trabalho escravo.

CARNIFICINA: MENTE ASSASSINA

De Warren Ellis, David Quinn e Kyle Hotz. A Panini está relançando essa publicação da época de Carnificina Máxima, que por sua vez pública histórias lançadas em 1996 nos EUA, no auge do massaveismo que criou o Carnificina. Mas isso não significa que não sejam histórias ruins. Pelo contrário. A primeira, escrita pelo Warren Ellis bem antes dele ser badalado (ou cancelado) mostra um psiquiatra militar tentando um tratamento pouco ortodoxo pra tentar chegar ao fundo da mente assassina do Cletus Kasady. Obviamente as coisas não saem conforme o planejado e o Cletus da uma amostra bem maior da mente dele pro psiquiatra. A segunda história, do David Quinn, mostra o Instituto Ravencroft (o Asilo Arkham da Marvel) sendo desativado e a luta da Dra. Kafka e do John Jameson em conter o Cletus para a transferência, mas eles também tem um gostinho da mente do psicopata. Mas dessa vez eles tem uma carta na manga pra lidar com ele. As histórias não são nada de mais. São interessantes, mas mostra a tentativa da Marvel em tornar o Carnificina um Coringa com poderes. O grande destaque são os desenhos do Kyle Hotz, que ilustram as duas histórias. O estilo dele casa completamente com esse tipo de história e lembra muito o grande Kelley Jones. O ponto fraco é pra revisão da Panini, que consegue errar já no editorial.

LIGA DA JUSTIÇA – A LIGA DA INJUSTIÇA

De Geoff Johns, Doug Mahnke, Ivan Reis e Jason Fabok. Continuando as histórias da Liga da Justiça dos Novos 52. Aqui, depois dos eventos da última edição, o Sindicato do Crime se apresenta na nossa realidade. E eles dominam todo o planeta e a Liga da Justiça está desaparecida. O Ciborgue pode ser o único que pode ajudar, mas o corpo dele foi tomado pelo vírus vivo chamado Rede. Então o Dr. Silas Stone tem que fazer um novo corpo pro Ciborgue. Nesse meio tempo acontece a saga Vilania Eterna (que foi compilada em outro encadernado) e o Lex Luthor, com a ajuda do Capitão Frio, se torna o grande salvador da Liga da Justiça e da humanidade, e agora ele quer um lugar na Liga. Só que no arco seguinte a Liga tem que enfrentar um vírus criado pelo Lex, o vírus Amazo. Nesse meio tempo ainda tem a estreia da versão dos Novos 52 da Patrulha do Destino. Sim, não sou um dos detratores da Liga do Johns. Eu acho ela bem melhor do que a do Snyder, por exemplo, mas esse encadernado ficou muito confuso, por causa justamente de Vilania Eterna. O problema é correr atrás dessas edições agora.

LIGA DA JUSTIÇA: LENDAS DO UNIVERSO DC – J.M. DeMATTEIS E KEITH GIFFEN

Quarto volume das histórias da Liguinha e só melhora. Aqui tem a conclusão da história com o Conclave, com a participação mais que especial do maioral Lobo. Quem está de volta também é o personagem que todos amam odiar, o Guy Gardner com sua personalidade execrável. No final, ainda tem interligação com a saga Invasão. Algumas da melhores histórias estão nesse volume. Com 2 anos de publicação, o trio criativo está mais azeitado que nunca. As sequências desenhadas pelo Kevin Maguire são excelentes. A expressão que ele coloca no Guy enchendo o saco do Sr. Milagre é hilária. E qualquer gibi com participação do G’nort tem que ser excelente.

ESCALPO EDIÇÃO DE LUXO LIVRO CINCO

De Jason Aaron e R. M. Guéra. Final da última grande série do selo Vertigo. Finalmente o Dashiel Cavalo Ruim tem o que precisa pra enquadrar o Lincoln Corvo Vermelho, e o Agente Nitz está eufórico com isso, mas o Dash só quer apanhar quem matou a mãe dele. Enquanto isso o Shunka mostra porque ele tem tanto problema com o Cavalo Ruim. Essa série é sensacional! Li esse último encadernado numa sentada. Todo mundo fala da série do Thor dele. Na minha opinião não chega nem aos pés do que ele fez nessa série. Ela é crua, forte, um soco no estômago. No posfácio dessa edição o Aaron fala que nunca morou numa reserva. Não parece. A realidade que ele conta aqui é dura e não espere um final feliz. A realidade raras vezes tem.

ROOSTER FIGHTER: O GALO LUTADOR VOL. 1

De Syu Sakuratani. Mais um mangá maluco pra conta. Se liga na premissa: um galo, aparentemente comum, que luta contra kaijus. Não tem como ser melhor que isso! O galo tá sempre com cara de invocado, tipo o canarinho pistola da seleção. E ele tem um golpe assinatura, o kohkohreekoh, que é um cacarejo sônico que explode a cabeça dos kaijus. Esse mangá tá no nível de surrealismo do Gigant, mas sem nudez frontal. Mas tem sexo sim, afinal ele é um galo e tem muitas galinhas no mundo para uma ave migratória sem rumo. Pegue pra ler já esse mangá. Não deixe o Cocósuke puto da crista…


  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta