Panini, publique The Wild Storm!

Dois anos atrás a DC chacoalhava o mercado de HQs com o anúncio de um selo da Wildstorm tendo a curadoria de Warren Ellis. A Editora das Lendas queria movimentar o mercado e criar várias linhas editoriais dentro da casa e depois de uma longa negociação, Jim Lee e Ellis entraram em um acordo em que o autor britânico teria toda a liberdade para reiniciar o universo do zero e isso foi incrível.

O projeto de Ellis teria a arte de Jon Davis-Hunt e o gibi que seria o carro-chefe do selo se chamaria The Wild Storm e teria uma temporada de 24 edições. Alguns meses depois foi anunciado o primeiro spin-off da série chamado Michael Cray, que iria explorar o universo que estava nascendo com textos de Bryan Hill, enquanto a série principal iria trabalhar em cima de uma conspiração secular, misturando extraterrestres, seres geneticamente alterados e outras coisitas mais.

No último 3 julho saiu a edição 24 da série The Wild Storm e com um fechamento apoteótico o título entrega uma história totalmente interessante e com tudo que os apaixonados pelo selo criado por Jim Lee mais gostam. Muita ficção cientifica, conceitos expansivos, personagens interessantes, conspirações e muitos, mas muitos, mas muitos mesmo plot twists. Diferente das outras séries de heróis que estamos acostumados a ler, Ellis não tem pudor em matar seus personagens, decisões erradas de protagonistas causam impacto e os colocam em perigo.

O título termina com vários ganchos para novas séries. O curador do título anunciou a minissérie de The WildCATS, porém ainda sem prazo para sair por conta de problemas de prazo de desenhista. Além disso, o último arco do título deixa bem no ar o nascimento de um novo Authority, uma equipe repaginada, que o autor da série faz questão de atualizar conceitos do título original e deixar tudo BEM estruturadinho para o novo autor que quiser pegar o título. Todo o projeto de The Wild Storm não tem falhas, é muito bem executado.

Porém, tudo que eu escrevi acima só está acessível para quem consegue manter os altos custos de comprar gibis no Comixology e tem a habilidade de ler em outra língua, pois a Panini Comics no Brasil ainda não deu qualquer sinalização para quem quer ler esse título. A editora italiana está cada ano mais aumentando seu catalogo, mas parece que não está muito interessada em lançar os títulos da Wildstorm. O que é até estranho, dado o fato que tem relançado tudo de Stormwatch, Authority e agora estão fazendo uma publicação especial de Planetary. Para quem não sabe, esses três títulos escritor por Warren Ellis são considerados os gibis que revolucionaram os quadrinhos de herói na virada do século XXI.

A Panini tem tomado uma postura bastante cuidadosa com títulos de selos da DC nos últimos anos. A Vertigo está cada vez com menos publicações, os gibis do Young Animal estão saindo em conta-gotas e a Wildstorm é o selo que menos vemos títulos nas prateleiras. Até a própria publicação de quadrinhos de heróis tem mudado um pouco, existem títulos como Garota Esquilo na Marvel e Meia-Noite que nunca vimos no BR, esse último ainda pior, pois foi anunciado e foi cancelado sem qualquer explicação pro público. A equação de publicação não está fechando.

Está certo que não trabalho na editora para poder ter mais informações sobre o assunto. O que me estranha bastante é a editora italiana não investir em um título de um autor que tem um público bastante fiel e que compra TUDO que ele coloca o nome. Warren Ellis é um cara que tem um trabalho sólido, ganhador de prêmios, um pensador moderno, o cara que fez um fórum para falar de quadrinhos e gerou uma geração de artistas de primeira grandeza que lemos hoje. Ellis realmente estava inspirado quando escreveu The Wild Storm, o cara criou um enciclopédia com acontecimento de 10 mil anos dentro do universo que ele propôs.

É triste abrir espaço para mais pirataria de quadrinhos. Vale lembrar que a Panini uma vez já mandou alguns leitores irem atrás disso com sua comunicação, porém não me parece certo com público que a sustenta que não tenha nem a opção de escolher se a editora poderia publicar algo de um autor renomado. Mesmo que não siga a linha mais tradicional de heróis, que parece ser o porto seguro da mesma, os leitores acabam ficando viciados e achando que as editoras sempre estão publicando histórias iguais e quando temos algo que sai do senso comum a editora parece ignorar.

Panini, dê a chance do leitor brasileiro ler esse título! Não faça eles correrem para fóruns de pirataria! Publique The Wild Storm!


  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta