“…as ilustrações lembram uma mistura de Moebius e Gustave Doré…”
Pronto! Esse pedacinho de conversa que eu ouvi por acaso numa comic shop foi suficiente para chamar a minha atenção para Galícia – A Casa na Árvore. Nota: a HQ não estava disponível na loja em questão, o que deu início a minha própria peregrinação em busca dessa HQ independente. E já garanto que tanto a jornada quanto a própria HQ valem a pena.
A HQ independente é um projeto de lápis, papel, nanquim e muita dedicação do empresário e desenvolvedor de jogos Marsal Branco. Quando procurei informações para comprar, descobri que o financiamento coletivo foi um sucesso, a HQ foi publicada e o autor já estava escrevendo uma sequência NUM BARCO! Sim, isso mesmo, você pode acompanhar esse processo pelo Facebook e Instagram do autor.
Galícia foi concebida durante uma peregrinação do autor pelo Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. De volta ao Brasil, Marsal desenhou trinta páginas da história e abandonou o projeto, só retomando 3 anos depois, já com a disciplina necessária para fazer cada hachura, cada sombra e cada detalhe que compõe a história. O processo todo levou mais 3 anos para ser concluído, cada hachura e linha feita à mão, na raça.
Cada página original é uma folha A4, sem reduções para facilitar o trabalho. Os originais são do mesmo tamanho que você vai enxergar impresso. Cada página consumiu em torno de 25 horas de trabalho para ser feita. Cada imagem sendo pintada traço a traço, centímetro a centímetro, ao longo de 116 páginas.
E a história?
Galícia é uma ficção científica com alma; mas é um planeta também, onde nada digital funciona: nave, bio-implantes, memórias artificiais, tecno-coquetéis que te fazem sentir um deus… Nada disso funciona em Galícia. Descoberto nas primeiras décadas da expansão da humanidade pela Via Láctea, é considerado patrimônio da humanidade e procurado por aqueles que desejam empreender uma peregrinação até o coração do Velho Continente, Compostela.
Talvez funcione pedir clemência e simpatia para as forças elementais que dominam esse mundo alienígena. Só que os verdadeiros poderes de Galícia não são fáceis de conquistar. É nesse cenário que quatro peregrinos estão andando, com seus próprios pés, atravessando um continente com fauna e flora alienígena para chegar a Compostela. Nem todos chegarão, ou chegarão ao mesmo tempo – e paro por aqui, para não estragar a surpresa.
Poderia continuar comparando Galícia com trabalhos de Moebius, Peter Chung, Alejandro Jodorowsky, Doré… mas Galícia é um excelente trabalho de Marsal Branco, dispensa comparação.
Para conhecer esse universo criado a nanquim, acesse o site da Avec Editora.
Roteiro: Marsal Branco
Arte: Marsal Branco
Editor: Artur Vecchi
Capa: Marsal Branco
Publicação original: novembro de 2016
No Brasil: -
Nota dos editores: 4.5