Acabei de Ler #93

PARAÍBA

De Gabriel Mourão e Olavo Costa. Fernando finge que fuma pra poder sair do escritório e ganhar alguns minutos. Além disso, cronograma diariamente seu tempo pra conseguir pelo menos 10 minutos por dia no trabalho. Em uma conversa de bar, Fernando relembra de um antigo projeto: se mudar pra Paraíba. Nisso tudo o Fernando ainda conhece Laura, uma jovem atriz livre e independente que é tudo que o Fernando gostaria de ser. Esse livro conta a história do relacionamento deles. Eu achei esse gibi extremamente pretensioso. Não gostei da narrativa não-linear que o Gabriel Mourão pensou. Mas uma coisa se salva no projeto: os belíssimos desenhos do Olavo Costa. Não sei no que ele trabalhou também, mas vou atrás de mais material dele.

HAIKYU!! Vol. 2

De Haruichi Furudate. Continuando a história do colégio Karasuno e seu clube de vôlei. Agora eles tem o time completo, com seu ace que tinha abandonado os treinamentos por não conseguir mais virar as bolas e ficou com medo de tentar. Mas com a insistência dos jogadores ele acaba voltando e recuperando a confiança. Por isso eles marcam o primeiro amistoso com um colégio que eles mantêm uma rivalidade de longa data. Tudo isso é preparação pras regionais e depois pro nacional. Nunca acompanhei de perto mangás de esportes, então não sei dizer se o Furudate é mais ou menos competente nessa função que outros mangakás, mas o que ele está fazendo nesse gibi é impressionante. A segunda parte do mangá é todo o jogo é fico com a impressão de que estou vendo um jogo de vôlei pela TV. Ainda me confundo um pouco com os personagens, e a maneira que ele conduz a história fora do jogo, mas tudo isso fica pra trás quando ele tá mostrando o jogo em si. Vale muito a pena esse mangá.

ALMANAQUE GUARÁ VOL. 8

Continuando com essa coleção que foi pra mim um grande destaque de 2021 pela iniciativa, temos a estreia de uma nova história, “Sangue Quente”. Se passa no Rio de Janeiro e envolve vampiros e uma igreja com objetivos ocultos travestidos de boas ações. Acho que a única coisa nessa história que não dá pra comparar com o mundo real são os vampiros e olhe lá. Roteiro bacaninha pra primeira edição e desenhos bem competentes. Seguimos com a história muda da “Travessia”. Nada de maior destaque aqui. Duodec trás belos desenhos e uma história que começa a ficar interessante, então é claro que não teremos continuação no mês que vem. Por último, uma velha amiga na história independente. Sara Animals volta e mostra a Sara tentando fazer amigos humanos, mas não tem tanto sucesso, enquanto chega um novo alfa pra desafiar ela pela liderança dos animais. Pena que também não vai continuar no mês que vem. Espero que volte.

DR. SLUMP VOL. 18

De Akira Toriyama. Finalmente chegamos ao último volume. E esse acaba reunindo de tudo um pouco que fez essa série ser divertidíssima. Personagens cativantes, boas tiradas e a Arale. Teve até um pouquinho de piadas escatológicas. O engraçado era o Toriyama se desenhando e se perguntando se o seu próximo mangá seria aprovado e se ele não seria esquecido. Esse próximo mangá é só Dragon Ball. No final, esse é um trabalho divertidíssimo pra quem gosta de gibi de humor e mangá.

PENADINHO – LAR

De Paulo Crumbim e Cristina Eiko. Segunda Graphic MSP com a Turma do Penadinho. Quando na primeira, Vida, era retratado a reencarnação da Alminha, aqui mostra a turma ajudando a Dona Morte a resolver um problema enquanto ela tem que sair pra coletar almas. Com isso, eles acabam interagindo com alguns vivos que ocuparam o prédio abandonado que a Dona Morte usa como escritório. Os desenhos da Cris Eiko estão maravilhosos. A maneira que ela retrata a turma é linda. O traço combinou perfeitamente com os personagens. A Dona Morte que ela desenha é linda! A história que me incomodou um pouco. Pegamos a história já em andamento. Isso não me agradou, além de usar alguns personagens que não são conhecidos. Mas fora esse incômodo, a maneira como eles mostraram um problema real que temos nos dias de hoje foi bem singela, além de mostrar um pouco do passado e da personalidade do Penadinho.


  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta