Acabei de Ler #83

HAIKYU!! VOL. 1

De Haraiuchi Furudate. Lançamento da JBC, mangá de esportes Haikyu!!. Esse mangá já está concluído no Japão e será lançado em formato big em 22 volumes. Esse mangá conta a história do Hinata, um garoto baixinho mas que tem um sonho de se tornar um grande jogador de vôlei, mas nunca teve a oportunidade de jogar durante o ensino fundamental, até o último ano, quando consegue montar um time pra jogar as eliminatórias intercolegiais. Nisso ele acaba conhecendo o Kageyama, um levantador muito talentoso conhecido como Rei das Quadras. No ano letivo seguinte eles se encontram no ensino médio, no mesmo colégio, e tem que arranjar um jeito de se darem bem pra poder conseguir entrar pro time de vôlei do colégio, que já foi uma potência na região, mas há algum tempo que estão sem grandes conquistas. Esse primeiro volume é extremamente didático, principalmente pra quem já está acostumado com a dinâmica do jogo, mas a história compensa. E por ser um esporte tão querido pelos brasileiros, isso deixa ainda mais legal. O autor chegou a vir ao Brasil entrevistar jogadores de vôlei de praia pra usar no mangá. Ele também usa algumas citações do Bernardinho, por exemplo. O problema é o preço, mas se conseguir numa promoção, vale a pena.

ALMANAQUE GUARÁ VOL. 4

Tivemos uma mudança de títulos que são publicados nessa excelente coletânea nacional. “O Santo” deu uma parada e começa a ser publicado aqui “Eu Sou Lume”, de P. J. Kaiowá. Essa não é uma história inédita. O P. J. já havia lançado essa história numa edição especial, financiada pelo Catarse e publicada na CCXP de 2019. Então aqui ele tá republicando essa história. Ludmila é uma garota comum, da periferia, que estuda num colégio de elite com bolsa de estudos. Só que além de fazer o que qualquer garota da idade dela faz, ela tem superpoderes. Em “Ecos”, eles descobrem a verdadeira deusa da floresta, e não é aquela que apareceu pra eles no número passado. Pra sair da encrenca que se meteram só lutando. Em “Cidadão Incomum”, o Zika consegue escapar e o nosso herói não consegue convencer o detetive a ajudá-lo. E agora ele está sozinho na sua jornada. Na história independente da edição, somos apresentados a Sara, uma garota tímida, sem amigos, que pode falar com os animais. Uma boa edição, apesar de ter tirado a melhor série regular que era publicada até então. “Eu Sou Lume” tem bastante potencial. Espero que tenha continuação do que foi publicado anteriormente.

BATMAN: TROIKA

Último volume da coleção de 25 anos da Queda do Morcego. E aqui é o primeiro arco do Bruce Wayne como Batman depois da Queda. No final de Filho Pródigo ele apresenta o novo uniforme do Batman, mais parecido com o dos filmes do Tim Burton e na minha opinião o melhor uniforme do Batman. Na história, uma gangue saída da antiga União Soviética está em Gotham e está de posse de um dispositivo nuclear do tamanho de uma bola de baseball. Entre eles está o KGBesta, que não lembro de ter aparecido depois do clássico “As 10 Noites da Besta”. Ele volta diferente, com uma arma no lugar da mão que ele perdeu na aparição anterior. Mas no final, quem acaba parando o KGBesta é o Robin. Essa história não chega a ser diretamente ligada com a Queda. Vale pela mudança de atitude de Bruce e o novo uniforme. Pra completar o encadernado, tem o especial da volta do Alfred, que foi embora durante a Queda. Ele volta pra Inglaterra, onde encontra uma antiga namorada e tenta reviver esse amor. E pra finalizar, uma edição especial do Bane. Depois de ser derrotado pelo Jean-Paul Valley ele acabou preso e descuidado. Estava muito dependente do Veneno e ele acaba reencontrando suas raízes e agora vai direcionar seu ódio para o seu pai, que está vivo ainda. Essa coleção toda é excelente. Vale a pena conseguir toda quando o dólar deixar. Só me falta o de Filho Pródigo, mas uma hora eu consigo.

GAVIÃO NEGRO VOL. 2

De Robert Venditti e Bryan Hitch. Continuando a epopeia do Cárter Hall através do tempo e do espaço, nesse volume ele volta até sua primeira vida. Ele era um general dos Arautos da Morte, e dizimava planetas inteiros. Só que uma misteriosa mulher ficava perseguindo ele, e ele acabou percebendo que estava cometendo atrocidades e se voltou contra seus deuses. E isso acabou gerando a sequência de morte e renascimento que permeia a vida do Gavião Negro. Enquanto ele não salvasse a mesma quantidade de vidas que condenou, ele estava destinado a renascer. Aqui ele acaba visitando uma versão sua kryptoniana, além de reencontrar (ou encontrar) varias versões diferentes no tempo e espaço. Eu gostei dessa edição. A maneira que o Venditti escolheu trabalhar essa tenebrosa cronologia do Gavião Negro é bem inventiva. Talvez a mais inventiva desde que o Geoff Johns ajeitou o personagem. Os desenhos do Bryan Hitch estão muito bons. Não chega aos pés do seu auge, mas com qualidade bem maior do que os últimos trabalhos dele. Faltam só dois encadernados pra finalizar essa fase.

SPY X FAMILY VOL. 6

De Tatsuya Endo. A Nightfall continua com s/ua obsessão pelo Twilight e quer porque quer virar a esposa dele na missão Strix. Mas antes da continuidade da missão, eles estão juntos em uma outra missão, pra recuperar uma obra de arte que pode ter códigos secretos nela. Pra isso eles se disfarçam como um casal que joga tênis e precisam ganhar um torneio clandestino que vale quase tudo. Depois a vida volta ao normal (pelo menos o normal pra família Forger) e a Anya continua na sua missão pessoal de se tornar amiga do Damian, segundo filho do alvo de Twilight enquanto fica apreensiva de que a Nightfall consiga separar sua Mami do seu Papi. Esse volume foi diferente dos anteriores. Teve bem menos participação da Anya, que pra mim é a melhor personagem do mangá. Ela só aparece na segunda metade desse volume. Por isso eu achei esse volume um pouco inferior aos anteriores, mas está longe de ser um gibi ruim. Esse mangazinho continua sendo divertidíssimo e com belos desenhos.

OS CAMPEÕES VOL. 3 – DUELO COM DEMÔNIOS

De Jim Zub, Steven Cummings, Juanan Ramirez e Marcio Menyz. Os Campeões agora são uma organização global. Graças a Miss Marvel, vários jovens heróis se uniram aos Campeões e a Miss Marvel é quem lidera todo mundo. Só que nem todo esse poder de fogo consegue impedir algumas baixas na equipe e o Homem-Aranha e o Músculo tem que tomar uma decisão que vai afeta-los pra sempre. Nesse primeiro arco aparece uma entidade que já deu muito trabalho pro Homem-Aranha Peter Parker e agora parece querer dar trabalho pro Miles, e ele não tá preparado pra isso. Gosto da ideia dos heróis jovens da Marvel todos reunidos, assim como a possibilidade de aparecer novos heróis aqui. Depois temos duas histórias ligadas à “Guerra de Reinos”, mas nada que faça falta pra entender a série principal. Gosto do frescor que essa série trás.


  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta