Gibis que precisam ser publicados no Brasil: Black Magick

A essa altura do campeonato, você já sabe que o Greg Rucka escolhe personagens femininas fortes para protagonizar suas histórias. Isso vem desde quando escrevia revistas mensais na DC Comics: ele revolucionou a Renee Montoya e possui uma passagem memorável (e uma outra esquecível) pela série da Mulher-Maravilha. Em seus trabalhos autorais, a coisa não é diferente: acompanhamos grandes mulheres em Whiteout (Carrie Stetko), Jogos de Poder (Tara Chace) e mais recentemente com Lazarus (Forever Carlyle) e nesse Black Magick, que é protagonizado pela detetive Rowan Black.

Então, sim, Black Magick tem dois dos elementos mais fortes da escrita do Rucka: trama policial e uma heroína. O que ele fez de diferente? Incluiu elementos da religião wicca: Rowan Black é uma bruxa. Dessa forma, vamos acompanhando duas tramas paralelas que estão em rota de colisão: Rowan e seu parceiro, Morgan, ambos detetives da divisão de homicídios da polícia de Portsmouth, desvendando um crime que vai incomodar Rowan bastante, suas atividades como bruxa e seu passado; e o que parece ser uma luta entre grandes famílias de bruxas, com destaque para Alex Grey, a líder de um grupo de bruxaria da cidade.

O segundo arco foi concluído apenas em março desse ano e o ritmo da publicação lento não fez bem à série: começou no final de 2015 e agora saiu o décimo-primeiro número. As últimas edições vêm saindo num ritmo bimestral e houve um hiato de quase um ano e meio entre os dois primeiros volumes. Além disso, o ritmo da história também é lento. Um grupo chegou na cidade e ainda não mostrou a que veio: seguem investigando Rowan. O assassinato do início segue praticamente em banho maria, e Alex parece cada vez mais perdida. No meio disso tudo, vemos boas ideias e ótimos elementos.

Se nada disso te convenceu, vamos logo ao ponto alto da série: os desenhos espetaculares da Nicola Scott, a australiana que Greg Rucka escalou para o seu retorno à DC Comics, quando começou mais uma fase na mensal da Mulher-Maravilha, no Renascimento, onde Scott ficou por seis meses e Rucka, um ano. (Aliás, o destaque dessa derradeira passagem do Rucka pelo título da Maravilhosa são os desenhos: quinzenal, a série era alternada pela Scott e pelo britânico Liam Sharp. Em seguida, a brasileira Bilquis Evely assumiu os desenhos.) Nicola Scott começou trabalhando em outras editoras, como Dark Horse e IDW, até assumir Aves de Rapina antes d’Os Novos 52. Durante a série A Noite Mais Densa, trabalhou com Rucka numa minissérie da Mulher-Maravilha.

Black Magick não é seu trabalho mais longevo. No entanto, é seu trabalho mais bonito. Todo produzido em tons cinzas, aqui Scott abusa das expressões faciais, de painéis belíssimos e mostra que sua narrativa está impecável. É torcer para que os títulos da Image Comics se consolidem de vez no Brasil e, numa dessas, quem sabe Black Magick desembarque por aqui.

Quer ver outros gibis que precisam ser publicados no Brasil? Clique aqui e divirta-se.


  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta