7 JAGUNÇOS #59 – MARTHA WASHINGTON

SELVA, jagunçada!

7 Jagunços segue em sua luta diária contra a tirania! No programa de hoje, Markus PhillipeReginaldo Yeoman, Maurício Dantas e Jamerson Tiossi recebem mais uma vez o Edimário Duplat e se alistam no exército milleriano sob o comando de Martha Washington para discutir Liberdade – Um Sonho Americano, a minissérie criada por Frank MillerDave Gibbons. Publicada em quatro partes pela Dark Horse, Give Me Liberty: An American Dream (no original) veio ao mundo bimestralmente, entre junho de 1990 e abril de 1991. No Brasil, a minissérie foi publicada em três momentos distintos: inicialmente como Liberdade – Um Sonho Americano, lançada bimestralmente pela Editora Globo entre maio e novembro de 1991; em seguida, a mesma editora encadernou a minissérie e lançou apenas como Liberdade em agosto de 1992; por fim, a Mythos publicou também como encadernado, em fevereiro de 2006, com o título de Liberdade – A Qualquer Custo. Dois meses depois, em abril de 2006, a mesma Mythos publicou o encadernado Martha Washington Vai À Guerra, continuação da minissérie original, lançada pela Dark Horse entre maio e novembro de 1994 (da mesma dupla criativa e com o título original Martha Washington Goes to War).

Após revolucionar a indústria com clássicos absolutos e incontestáveis tanto na Marvel quanto na DC Comics, Frank Miller resolveu que era hora de investir em suas próprias criações. Ao invés de criar uma Image Comics, ele encontrou guarita na Dark Horse Comics, uma pequena editora norte-americana fundada no emblemático ano de 1986 e que tinha como proposta oferecer mais liberdade criativa e de propriedade aos autores. Tanto é que em 1994 surgiu o selo autoral Legends (posteriormente rebatizado para Maverick), cujo intuito era lançar os projetos autorais de gente do calibre de Arthur Adams, John Byrne, Mike Mignola Paul Chadwick, além de Miller e Dave Gibbons.

Assim, Liberdade foi sua primeira obra publicada fora do circuito Marvel/DC, na qual Miller pode expor vários de seus pensamentos acerca do mundo naquela época de imediato fim da Guerra do Iraque, tecendo críticas ácidas e contando com a belíssima arte de Gibbons.

Comentados no episódio:

Ouça mais 7 Jagunços AQUI. Veja nossa playlist no Spotify para você ouvir lendo gibis AQUI. E ouça nossos podcasts também Spotify AQUI.


3 comentários sobre “7 JAGUNÇOS #59 – MARTHA WASHINGTON

Deixe uma resposta