Primo

5.0

NOTA DO AUTOR

Esse review é carregada de “fanboyzice” das quais não consegui e nem quis me livrar. Adoro o traço, o estilo, a narrativa e a colorização do Eduardo Medeiros. E, claro, suas histórias. Falamos de algumas nesse site ao longo do tempo. Até uma bem recente, da qual ele se encarregou da arte e das capas. Quando vi o lançamento de Primo em seu Twitter, agora pela Conrad Editora (havia sido lançado em 2012, também digitalmente, de acordo com o próprio), nem demorei em adquirir: R$ 9,90 por um gibi de 40 e poucas páginas (compre aqui), de um autor que adoro. E ainda mais digital, formato que veio para ficar aqui em casa.

Em Primo, Medeiros apresenta-nos dois primos passeando pelo bairro em Porto Alegre, numa tarde qualquer de meados dos anos 1990. Um problema anterior deixou o dono da casa ressabiado com seu convidado e acompanhamos, ao longo do passeio, não apenas as razões da “briga”, mas também aquelas descobertas e conversas típicas de pré-adolescentes, sem tirar nem por. O cenário e as roupas me são estranhos, além das gírias (o Brasil é imenso), mas a conversa, a temática e vários outros pontos me levaram para uma tarde qualquer dos anos 1990 em Maceió. Enquanto passeiam, as mães dos garotos conversam na cozinha sobre problemas familiares, inclusive de ordem econômica, coisa que afligiu ou continuava a afligir muitas famílias naquela década.

Não me entende mal: o texto não é piegas, sentimentalista ou saudosista. É de uma grande sensibilidade, mas sem soar pedante ou emocionalmente falso. Os extras, onde Medeiros mostra fotos dos cenários nos quais a história se passa, deixam aquela pulga atrás da orelha sobre o quão biográfico é esse pequeno conto. E me desculpe o autor, mas pouco importa, pois fiquei mais pensando na minha pré-adolescência do que na dele. Só voltei ao final da história, quando o último quadro e recordatório me deixou arrepiado. Sei o que você quis dizer.

 

  

Roteiro: Eduardo Medeiros

Arte: Eduardo Medeiros

Editor: Cassius Medauar

Capa: Eduardo Medeiros

Publicação original: fevereiro de 2021

No Brasil: 

Nota dos editores:  5.0


  iTunes   Fale com a gente!

Deixe uma resposta